Boas práticas
Enfrentar as questões de saúde física
Uma grande empresa de exploração de carvão registou taxas elevadas de baixa por doença e de lesão musculoesquelética entre as/os suas/seus trabalhadoras/es. Lançou um programa para reduzir as baixas por motivo de doença e a incidência de através da prevenção. Tinha também como objetivo melhorar a saúde das/os trabalhadoras/es através de atividades de consciencialização e promoção da saúde.
O programa abrangia a totalidade de trabalhadoras/es, em todos os departamentos, tanto os de extração do carvão como os de administração. Uma das componentes do programa era escutar e discutir ideias com trabalhadoras/es que regressavam ao trabalho após uma baixa por motivo de doença. Essa conversa tinha como objetivo compreender melhor as causas da doença relacionadas com o trabalho, quais as adaptações necessárias e como poderiam as condições de trabalho ser melhoradas. A empresa implementou também intervenções a nível psicológico e ergonómico no local de trabalho, formação, orientação e supervisão, assim como exames de medicina do trabalho, férias preventivas, pequenas pausas e atividades desportivas.
Este programa levou a melhorias na prevenção e deteção precoce de doenças, especialmente
As lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho referem-se a problemas de saúde que afetam os músculos, os tendões, os ligamentos, as cartilagens, os sistemas vascular e nervoso, ou outros tecidos moles e articulações do sistema musculoesquelético.
As lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho estão associadas ao trabalho repetitivo e esforço excessivo. Estes problemas de saúde podem ir desde o desconforto, pequenas dores, até condições médicas mais graves que podem levar a uma incapacidade permanente. (Source)
. Também reduziu o absentismo e o número de acidentes.